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09.03.2005 | Cresce número de empresas que usam incentivo

(Por: Sílvio Crespo)

No ano passado, patrocinam cultura por meio da Lei Rouanet 350 empresas a mais que em 2003; contrapartida do patrocinador representa menos 30% do total de recursos da lei.

Produtores culturais que não conseguirem patrocínio nos grandes programas de financiamento não estão completamente perdidos. No ano de 2004, o número de empresas que patrocinaram projetos aprovados na Lei Rouanet cresceu cerca de 25% em relação ao ano passado, o que significa a participação de pelo menos 350 companhias a mais que em 2003. Naquele ano, utilizaram a Lei de Incentivo 1343 empresas.

Os novos patrocinadores "geralmente são empresas que têm um bom faturamento, mas há um número expressivo de empresas que não são essas grandes que a gente conhece" e que costumam patrocinar a cultura, diz o secretário de Fomento e Incentivo do MinC, Sérgio Xavier. Além disso, "quanto mais as empresas investirem em cultura, mais o Estado pode destinar recursos a áreas [culturais] que têm menos chance de conseguir patrocínio".

Dinheiro público
Apesar da participação recorde de empresas, a parcela dos recursos privados no patrocínio cultural ainda é pequena. A contrapartida (dinheiro que o patrocinador não pode deduzir no Imposto de Renda) ficou entre apenas 25% e 30% do total de recursos que foram destinados à cultura no ano passado por meio da Lei Rouanet. "Esperamos que a participação das novas empresas seja um começo para que futuramente elas façam também patrocínio direto (sem incentivo fiscal)", prevê o secretário do MinC.

Xavier alerta, ainda, que a participação de empresas públicas no financiamento da cultura não é hegemônica, como se costuma pensar. Segundo ele, 69% do que foi captado pela Lei Rouanet no ano passado provêm de empresas privadas.

Copyright 2005. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.

Publicado originalmente no Jornal Cultura e Mercado:
www.culturaemercado.com.br


  
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