São Paulo: Na semana em que se realiza o Fórum Cultural Mundial
fica evidente o papel estratégico da cultura na construção
e fortalecimento das identidades nacionais em tempos de globalização,
assim como seu peso crescente como alavanca de crescimento e ampliação
dos laços comerciais entre países, blocos ou grupos econômicos.
No âmbito dos mercados locais, a ação cultural dirigida
à comunicação cumpre um papel duplo: além de associar
a imagem da empresa aos diversos conteúdos (artes, ecologia, apoio
a comunidades, bens culturais, memória e patrimônio, etc.), também
pode agregar valor a produtos, beneficiar funcionários, através
da área de RH, ampliar segmentos de mercado e muitas outras possibilidades.
Quando começamos, 17 anos atrás, a associar nossas produções
culturais a projetos em diversas áreas, ainda não existia um
entendimento, por parte dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos
das empresas, do papel crucial da cultura no desenvolvimento de seus produtos
e marcas, na melhora da qualidade de vida no trabalho de seus funcionários,
ou na consolidação de suas relações com as comunidades.
Não existiam leis de incentivo à cultura nem se falava muito
em integração regional, formação de blocos econômicos
ou "exceção cultural"; não haviam conferências
sobre clima e biodiversidade, nem mesmo o conceito e a realidade das ONGs
como formas de organização da sociedade civil ocupadas em cobrir
diversas áreas desatendidas pelos governos nacionais. Nestes anos todos
o mundo passou por revoluções tecnológicas, globais e
culturais e estamos em plena transformação de paradigmas rumo
a um futuro que não se sabe ainda que forma terá.
Todas estas transformações, entretanto, não nos moveram
de nossa convicção básica sobre a importância da
cultura. Ao contrário, nos levaram a um maior desenvolvimento das abordagens
e modos de produção adaptados às necessidades de empresas,
comunidades, regiões e etc. Passamos a atender as empresas com uma
gama de soluções e propostas que vão desde o levantamento
de diagnósticos até a realização de eventos e
o desenvolvimento de produtos culturais associados, tais como publicações,
eventos, projetos de interesse das comunidades, projetos para funcionários
e outros.
Hoje em dia estes conceitos evoluíram e estão na ordem do dia
quando uma empresa planeja suas ações estratégicas ou
seus projetos de renúncia fiscal. A Arvore da Terra Comunicação
em Ações Culturais, que anos atrás já entendia
essas necessidades de uma forma humanista e global, abre suas portas e arregaça
as mangas para realizar o projeto cultural dos seus sonhos ou simplesmente
para orientar sua empresa sobre o melhor caminho na hora de planejar e realizar
ações culturais de sucesso.
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